O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu no domingo (14) às críticas de seu contraparte americano, Donald Trump, contra a condenação por tentativa de golpe de Estado do ex-mandatário Jair Bolsonaro (2019-2022).
Em sua primeira reação após a decisão contra seu opositor, Lula afirmou estar “orgulhoso da Supremo Tribunal Federal por sua decisão histórica” (em tradução livre) e acrescentou que “não se tratou de uma ‘caça às bruxas’”, em um artigo de opinião publicado pelo jornal americano The New York Times.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Trump havia dito que o processo contra Bolsonaro é uma “caça às bruxas” e, esta semana, classificou a condenação do ex-presidente brasileiro a 27 anos de prisão como “muito surpreendente”.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de pena privativa de liberdade. Além do ex-presidente, a maioria dos réus recebeu penas altas. Também foi aplicada multa equivalente a R$ 376 mil. A dosimetria foi feita pelo relator, Alexandre de Moraes e seguida pelos demais ministros, com exceção de Luiz Fux, que se absteve de analisar as penas, já que havia votado por sua absolvição.
Apoiadores de Bolsonaro pressionam por anistia “ampla, geral e irrestrita”, que pudesse alcançar o ex-presidente, condenado como “líder” da tentativa de ruptura institucional. Por outro lado, um texto alternativo, com redução de penas dos executores, mas sem extensão aos mandantes, é elaborado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).