A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (5), a Operação Nevoeiro contra tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. A ação ocorreu simultaneamente nos municípios de Guarulhos (SP), Xanxerê, Chapecó, Ponte Serrada e Faxinal dos Guedes.
Segundo a Deic (Delegacia de Repressão às Drogas), quatro empresas ligadas aos investigados foram alvos de mandados de busca e apreensão, entre elas postos de combustíveis e transportadoras em Xanxerê e Faxinal dos Guedes, além de um bar sertanejo recentemente inaugurado em Chapecó.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Conforme o delegado Arthur Lopes, há indícios de que essas empresas foram utilizadas para lavagem de dinheiro, com o objetivo de ocultar bens e movimentar valores provenientes do tráfico de drogas.
O principal responsável, apontado como suposto líder da associação criminosa, morador de Xanxerê, foi preso pela Polícia Federal ainda dentro de um avião no aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Ainda segundo o Delegado, a investigação apura a responsabilidade pela logística e pagamento do transporte de 10 toneladas de maconha apreendidas na cidade de Joaçaba em junho deste ano.
Além da prisão, a operação resultou no bloqueio de cerca de R$ 25 milhões em contas dos suspeitos e de suas empresas. Foram apreendidos ainda celulares, valores em espécie e quatro veículos.
De acordo com a polícia, outros cinco suspeitos envolvidos no transporte da carga já haviam sido presos e denunciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.